O Cambridge Health Alliance é uma instituição de saúde que conta com 20 unidades de cuidados médicos na região de Cambridge, Sommerville e Boston. Seus hospitais funcionam como hospitais escola para a Harvard Medical School, Harvard School of Public Health, Harvard School of Dental Medicine e a Tufts School of Medicine.

Dentre as especialidades do CHA, estão cuidados médicos especializados em pessoas LGBTQ+, populações vulneráveis e de etnias diversas, além de ter sido reconhecido como um dos melhores hospitais maternos em 2021.

A parceria com o Grupo Tiradentes visa promover três programas para a área da saúde, dando aos estudantes Tiradentes a oportunidade de terem aula com docentes do Cambridge Health Alliance e cursarem um mês de internato em Boston, além de promover a vinda de profissionais e estudantes de Boston para Aracaju, Maceió e Recife.

 

Programa Health Visiting Professor

O Programa de Professor Visitante do Tiradentes Institute tem como objetivo dar a oportunidade a médicos do Cambridge Health Alliance (CHA) de conhecerem, na prática, o sistema de saúde brasileiro e lecionarem cursos de verão ou inverno com temáticas em torno de questões de saúde global e estudos comparados. Garante-se, assim, além de uma experiência internacional significativa para o professor visitante, uma formação holística sobre tópicos emergentes aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação de Medicina do Grupo Tiradentes.

O programa irá misturar academia e prática para o docente que, além do curso, farão visitas técnicas aos hospitais parceiros do Grupo Tiradentes

A participação no curso é gratuita.

Duração do Programa: 1 (uma) semana.

Quantidade de Vagas (docentes): 4 (quatro), sendo 2 (duas) em cada semestre.

Quantidade de Vagas (discentes): 50 (cinquenta).

Health Clerkship Program

O Health Clerkship Program oferece a estudantes na fase de internato/estágio da área de saúde (medicina, psicologia, enfermagem, nutrição, biomedicina, farmácia, fisioterapia e serviço social) do Grupo Tiradentes e do Cambridge Health Alliance (CHA), a oportunidade de ter uma vivência de estágio em hospitais conveniados a ambas instituições, desenvolvendo competências e habilidades pertinentes a cada área de formação, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

O objetivo do programa é possibilitar a estudantes elegíveis uma experiência clínica avançada em hospitais de ensino, incorporando abordagens pedagógicas e práticas que promovam uma aprendizagem ativa sobre sistemas de saúde do Brasil e Estados Unidos. Essas experiências podem envolver casos clínicos com um alto grau de complexidade ou estarem relacionados a questões primárias de atendimento, permitindo que cada aluno trilhe seu caminho baseado nos interesses individuais do seu processo de formação.

Ainda que existam especificidades sobre o plano de trabalho dos estudantes, o processo de integração e acolhimento irá ocorrer de maneira homogênea, com o suporte de um monitor e um preceptor que compartilhem as mesmas áreas do conhecimento e que acompanharão os alunos durante toda a jornada.

O aluno não paga nenhum tipo de taxa na Instituição parceira

Duração do Programa: 1 (um) mês.

Quantidade de Vagas (discentes): 15 (quinze).

 

Global Health Program (Disciplinas Online)

O curso consiste na oferta de uma disciplina online, focada em Saúde Global, ministrada por profissionais e docentes do Cambridge Health Alliance para alunos Tiradentes. Em cada módulo, muitas vezes, uma palestra de 2h apresenta a área de assunto, seguida de seminários, tarefas para grupos ou indivíduos, palestras adicionais que abrangem diferentes áreas aplicadas e frequentemente os módulos que terminam em um workshop ou seminário onde as tarefas são apresentadas ou discutidas. Quase todos os módulos incluem uma sessão de leitura crítica de um artigo científico. As sessões são interativas e os alunos são incentivados a aproveitar suas próprias experiências de saúde internacional.

A participação no curso é gratuita

Duração do Programa: 5 (cinco) semanas.

Quantidade de Vagas (discentes): 400 (quatrocentas) por semestre.