Programa Tiradentes Solutions – Education Lab Aracaju

PROGRAMA

PROGRAMA TIRADENTES SOLUTIONS - EDUCATION LAB

A Agenda 2030 tem exigido da sociedade a necessidade de se adaptar de maneira autônoma e criativa, visando a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a superação dos desafios propostos no século XXI. Dessa forma, a Educação ocupa um papel de destaque para a consolidação dessa iniciativa global, sendo representada pelo ODS 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

Levando em consideração os desafios para que se alcance uma educação de qualidade a nível global, e para “até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes” (meta 4.1), coloca-se diante dos educadores a missão de preparar os estudantes para esse contexto desafiador a partir de diretrizes pedagógicas que fomentem a abertura ao novo, a colaboração e a reflexão crítica, dentre outros aspectos. 

É com esse objetivo que o Tiradentes Institute, por meio da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), em parceria com o Tiradentes Innovation Center e com a Secretaria de Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura, através da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), lança o Programa Tiradentes Solutions – Education Lab.  Mais especificamente, o programa busca incentivar a criação de soluções direcionadas para implantação de espaços, modelos educacionais e/ou outras intervenções que sejam multiplicáveis, de fácil absorção e de alto impacto.

Com uma etapa presencial no Brasil, que terá duração de 10 meses, e uma viagem técnica para Boston prevista em seu cronograma, este projeto envolve tanto alunos da Graduação em Arquitetura e Urbanismo, quanto alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Nesse sentido, os candidatos da área de Arquitetura terão como desafio propor, conceitualmente, a criação de um espaço educativo (sala de aula) para crianças até o 5° ano, que favoreça a ação docente visando uma ambientação para conduzir a aprendizagem, em que os alunos possam transitar, interagindo e tendo a possibilidade de realizar diferentes tarefas pedagógicas, a fim de desenvolver um indivíduo autônomo, colaborativo e criativo. Já os candidatos da área da Educação devem propor práticas pedagógicas diferenciadas para crianças até o 5° ano, evidenciando o referencial teórico que embase a proposta, e que favoreçam o aprendizado e a colaboração, a partir de diferentes tarefas, em que os alunos sejam levados a resolver problemas adequados à sua faixa etária, por meio de metodologia ativa.

Juntos, os dois candidatos selecionados, destas duas áreas distintas, serão inseridos nos atuais desafios da educação básica e da realidade social sergipana e deverão criar, em dupla, um projeto que atenda uma necessidade educacional real, tendo como locus de execução duas escolas locais básicas: a Escola Ninota Garcia e a Escola Estadual Prof. Artur Fortes, ambas localizadas em Aracaju, Sergipe.

 

Acesse aqui a Chamada: Chamada_Tiradentes Solutions – Education Lab

Local:

Duração:

Frequência:

Parceiro(s)
Envolvido(s):

Investimento:

Público Alvo Específico:

Vagas:

Liderança Acadêmica:

Pré-Requisitos:

Aracaju – Brasil

10 Meses

Anual

TIC; Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia e DEA

Gratuito

Vide Chamada

02

Arquitetura e Educação

Vide Chamada

Inscrições:

27 Set 2021 à 27 Out 2021

Depoimentos